CGUEF - Coordenação Geral de Urgência e Emergência de Fortaleza

I Congresso Brasileiro de Regulação Médica

A capital cearense sediou, no período de 12 a 14 de novembro, o I Congresso Brasileiro de Regulação Médica, organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 - Regional Fortaleza. O objetivo foi debater a melhoria nos serviços prestados pelo SAMU e as funções dos diferentes tipos de regulação médica – de urgência, de internamentos e de marcação de consultas e exames.

O evento reuniu cerca de 300 profissionais de todo o país, incluindo gestores municipais e estaduais de urgência e emergência e administradores das centrais de regulação e complexos regulatórios. O congresso contou com a presença de estudantes e trabalhadores dos atendimentos pré-hospitalar móvel e fixo, hospitalar e pós-hospitalar e profissionais de todos os níveis de atenção à saúde: primária, secundária, terciária, além dos serviços de pronto atendimento e da estratégia de saúde da família.

A regulação médica em situações especiais; a responsabilidade civil e penal do médico regulador diante de eventual erro, omissão de socorro ou prevaricação; a redução da morbimortalidade em cardiologia com o uso do tele-ecocardiograma e o software eletrônico em telemedicina foram alguns dos temas discutidos. O evento debateu ainda a gestão pré-hospitalar e a política nacional de humanização e o papel do enfermeiro na central de regulação.

Foi redigida uma carta de recomendações à Gestão Nacional, intitulada Carta de Fortaleza. Veja a Carta de Fortaleza na Íntegra

Categoria: Notícias
Ver quantos acessos teve os artigos